quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O que falta ao nosso futebol?

Antes de tudo,

Gostaria de pedir licença aos leitores para agradecer o convite por parte dos idealizadores do site Faro de Gol (www.farodegol.com.br), por lembrar-se deste cronista. Sou antes de tudo um amante (como muitos brasileiros) do futebol. E, como bom cearense bairrista, torço pelo crescimento do futebol cearense. Um futebol feito por times que (sobre)vivem de bilheteria.

Planejamento

Falta aos nossos times de futebol, planejamento estratégico (pelos menos para cinco anos). Um bom planejamento começa pela disponibilidade dos dirigentes em aceitar mudanças escolher os planejadores tecnicamente (profissionais qualificados) e delegar poderes de solução aos mesmos.

Somos um futebol amador, onde a defesa dos direitos mínimos dos times como a exploração de suas marcas não são devidamente aproveitados. Nossos times sem nenhuma exceção vivem de bilheterias, e, deveriam antes de qualquer outra ação de marketing para gerar novos recursos, conquistar credibilidade junto aos seus torcedor-consumidores com programas contínuos de participação no mercado do futebol. O jogador é o ator principal e o principal produto de um time de futebol. Bons Jogadores atraem público aos estádios, atraem negócios como, por exemplo, venda de souvenires (camisas, adesivos, chaveiros, canecas, canetas, etc.).

Há muito, não temos jogadores formados na base dos grandes times do estado, quando muito, aparece um ou outro que se destaca dos demais pela mediocridade dos mesmos.

Todos os anos se houvesse um programa de formação adequado, nossos times poderiam estar revelando jogadores e gerando recursos para seus cofres.

A estratégia utilizada nos grandes clubes do sudeste do país é de revelar jogadores, oportunizá-los no time principal e "vendê-lo" para fora do Brasil, fazendo um bom caixa que será aplicado na formação de novos atletas e em atletas emergentes de outros centros menos desenvolvidos no futebol como o Norte e Nordeste.

Nossos times são administrados por torcedores abastados que se orgulham de estar "colocando" dinheiro dentro do clube, mas é dinheiro "bom" gasto com problemas, se todo dinheiro aplicado fosse parte dele para um bom plano de negócio visando um cenário mais lucrativo, com certeza nossos times sairiam da mediocridade para um patamar mais elevado no mudo futebolístico nacional.

29/08/2007

Gualber Calado

gualber@globo.com

Nenhum comentário:

André Leono canta CONTRÁRIOS - PE FABIO DE MELO