quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Marketing Estratégico

Cada vez mais me preocupo com as empresas que nascem por impulso, sem uma estrutura planejada e sem uma estratégia definida.

Lendo o livro "A Estratégia do Oceano Azul" de W. Chan Kim - Renée Mauborgne, pude perceber a preocupação do autor em determinar que no mundo moderno há espaços para quem é diferente, procura novos mercados e não se preocupa com a concorrência.

Na prática, 99% das empresas não investem em novas estratégias e se limitam ao mercado comum. O principal motivo é o medo de arriscar. No Brasil a criatividade dos empreendedores é latente e até copiada por empresários de outros países, mas os homens de marketing não são valorizados o quanto poderiam ser.

A valorização do marketing tão somente, abriria um canal de criação e novos horizontes e oceanos azuis surgiriam nas empresas.

O oceano azul das empresas está dentro da própria empresa, dentro das cabeças de quem a dirige e tem coragem de definir novos caminhos, novos oceanos.

Defendo esta nova linha de raciocínio e, imagino agora não a procura do oceano azul, mas a procura do universo vivo!

Gualber Calado
Administrador

Nenhum comentário:

André Leono canta CONTRÁRIOS - PE FABIO DE MELO