quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Alimentos que Curam - Letra C

Caju - Devido a sua ação adstringente, combate as diarréias crônicas e agudas. É tonificante e tem ação eficaz no diabetes e em todos os tipos de catarro. É tido também como afrodisíaco.
Caqui - Combate a anemia, falta de vitaminas A e B, obesidade, diabetes e gota. A polpa tem efeito laxante.
Cebola - É considerada um poderoso remédio, cuja ação depurativa permite ao organismo manter-se forte e saudável. Seu uso constante, de preferência crua, na salada, combate a anemia, tosse, doenças catarrais das vias respiratórias, problemas do estômago, fígado e rins, além de possuir ação vermífuga e anti-séptica. Tem a fama de conferir longevidade e força física.
Cenoura - Crua, é útil no combate a problemas dos olhos, pele, cabelos, ossos, fígados e bexiga.
Coco - A polpa do coco verde ou seco tem ação vermífuga e antidiarréica. A água do coco verde é reguladora dos intestinos, vermífuga e é usada para tratar e prevenir a desidratação.
Confrei - Tem excelentes efeitos medicinais como chá e como alimento. Em muitos países orientais é usado habitualmente como salada. Combate a asma, a alegria, icterícia, prisão de ventre, a úlcera gástrica e duodenal, o excesso de ácido do estômago, a anemia, várias doenças de pele e desnutrição. A melhor forma de uso é como salada crua.
Couve - O consumo combate a anemia, o escorbuto e o bócio (papeira) devido a seu elevado teor de ferro, vitamina C e iodo. Combate às úlceras gástricas e duodenais por sua ação cicatrizante de contato e, também, as úlceras externas (neste caso, aplicando o sumo ou as folhas batidas). Tem efeito sobre o mau funcionamento da vesícula biliar, cálculos renais e hemorróidas. De preferência deve-se usar o sumo, ou comê-la crua em salada. O mesmo sumo aplicado nos cabelos, diariamente, em fricções vigorosas, é útil no combate à queda do cabelo e seborréia.

Nenhum comentário:

André Leono canta CONTRÁRIOS - PE FABIO DE MELO