terça-feira, 2 de outubro de 2007

Futebol hoje...

E o "Ferrim"?

Chamo o Ferroviário de "Ferrim" de uma maneira carinhosa, sem querer diminuí-lo. Mesmo porque a sua tradição como o terceiro maior time do estado é fato.

O que estará fazendo o Ferroviário neste segundo semestre de 2007?


É o preço que um time paga por não está participando de competições nacionais. O Ferroviário bem que teve sua chance. Chegou inclusive a fazer uma boa campanha na terceira divisão de 2006, quando "quase" subiu para a segunda divisão, tropeçou em suas próprias pernas. "Quase", é a condição mais próxima do nada. O futebol está cheio de "quase". O Ferroviário precisa reviver grandes momentos, precisa que sua família de torcedores apaixonados chegue junto para não deixar o "Ferrim" ficar a míngua. Time de futebol tem de estar em campo, jogando bola, conquistando resultados, promovendo jogadores. Neste período de "férias forçadas" bem que o Ferroviário poderia estar renovando seu quadro participando em torneios pelo interior do estado ou até mesmo na periferia da capital.


Sugestão para a Federação Cearense de Futebol.
Por que a Federação não cria um torneio oficial para movimentar os clubes da região metropolitana de Fortaleza. Este torneio poderia ser patrocinado pelas prefeituras de Fortaleza, , Caucaia, Eusébio, Aquiraz, Itaitinga, Horizonte, Pacajús, Pacatuba, Maracanaú e Maranguape.
A Copa Metropolitana de Fortaleza (poderia ser este o nome) serviria como oportunidade para novos jogadores.
Seria uma maneira de manter em atividade times como Uniclinic, Ferroviário, Calouros do Ar, América, Horizonte, Maracanã entre outros.
O que está faltando é iniciativa dos dirigentes. Atitude!
Quanto aos recursos para este evento, poderiam ser através das prefeituras, e de empresas privadas. Empresas privadas da região certamente colaborariam caso este projeto seja elaborado de forma profissional, com campanhas publicitárias, com apoio da comunidade, com comprometimento das instituições envolvidas como federação, quadro de árbitros, governos municipal e estadual, imprensa esportiva e demais setores necessários para a realização do evento.


O Ceará e a derrota fora de casa.
Continua a saga para se manterem na segunda divisão do Brasileirão de 2007.
O Ceará continua com seus altos e baixos, perdeu mais uma vez em Brasília para o Gama pelo placar de Gama 4x2 Ceará. O jogo não foi transmitido por imagens, apenas pelo velho e ainda eficiente rádio. Segundo o narrador Antero Neto da Rádio Verdes Mares - 810 Verdinha, o pecado do Ceará foi sua zaga. Um dia ruim para os jogadores Arlindo Maracanã e Fernando Lombardi. De quebra mais uma vez o goleiro Adilson andou fazendo algumas defesas importantes, se não teria sido um avalanche de gols. Analisando os números, o Gama é o terceiro melhor time com aproveitamento em casa com: 10 V – 2 E – 2 D. Demonstrando sua superioridade dentro de seus domínios.

O Fortaleza e a grande vitória dentro de casa
Já o tricolor do Pici, aplicou uma sonora goleada por 4x1 no Coritiba o líder da competição, e chaga então a sua terceira vitória consecutiva. Com uma atuação impecável e excelente aproveitamento ainda no primeiro tempo de jogo. E, veja o salto que três vitórias seguidas dão ao time na tabela, o Leão termina a 28ª rodada em 10º lugar com 39 pontos, ultrapassando o seu rival local Ceará que amarga a 13ª posição com 37 pontos. A importância de vencer em casa, principalmente nessa reta final faz renascer a esperança de tricolores quanto uma possível classificação. É remota, mais existe!

Curiosidade da semana
Você sabia que o milésimo jogo de Pelé foi aqui, em Fortaleza no Estádio Presidente Vargas contra o Ceará no dia 03/11/1972. Na ocasião jogaram Ceará e Santos, no final a vitória foi do alvinegro mais querido por 2x1. Os gols foram de Samuel e Da Costa pelo Ceará e de Pelé (1015º) para o Santos.

Ficha técnica:
Ceará 2x1 Santos
Local: Presidente Vargas
Data: 03/11/1972
Público pagante: 35.752 (Parece que o PV era maior que hoje)
Times:
Ceará: Hélio, Paulo Tavares, Odélio, Mauro Calixto, Dimas, Edmar, Joãozinho, Nado, Jorge Costa, Samuel e Da Costa.
Santos: Joel Mendes, Turcão, Paulo, Altivo, Murias (Vicente), Léo, Pitico, Roberto Carlos, Afonsinho (Edu), Pelé e Ferreira.
Em tempo: Esta partida de futebol é especial para mim. Eu estava presente! Tinha 8 anos de idade e foi minha primeira partida de futebol ao lado de meu querido (já falecido) pai Aldemar e de meu primo Pedrinho. Ficamos nas arquibancadas do lado esquerdo, um sol escaldante, um calor insuportável, mas, foi o início de uma paixão.

Foto: Gualber e Gualter em 1976.

Nenhum comentário:

André Leono canta CONTRÁRIOS - PE FABIO DE MELO