sábado, 21 de julho de 2007

O Futebol precisa ser profissionalizado na prática.

Há anos a atividade esportiva no Brasil de jogar futebol é profissional. Porém, na prática times de futebol comumente chamados de "clubes" desafiam a modernização e vivem das glórias de um passado onde o futebol era um esporte simplesmente apaixonante. Vimos jogadores grandes "craques" disputarem uma partida por puro prazer sem fins lucrativos aparentes, jogadores que se contentavam com os mimos e os "bichos" presenteados por torcedores mais abastados e mais generosos. Hoje a realidade é outra, o futebol é uma profissão reconhecida por Lei Federal Trabalhista.

E os clubes? Por que também não cresceram administrativamente o suficiente para atender todos os quesitos existentes dentro de uma empresa que beneficie dentro da Lei seus funcionários? O Jogador de futebol deixou de ser "mito" para se tornar funcionário de carteira de trabalho assinada e registrada. Com isso, essas instituições devem ter todas as obrigações trabalhistas pertinentes numa empresa constituída. O que vemos é o descaso administrativo, onde se contratam jogadores (funcionários) e não fazem o devido planejamento orçamental para cumprir com todas as obrigações que hão de vir.

O mais leigo dos gestores sabe que cada funcionário custa para a empresa pelo menos o dobro do salário acordado em seu contrato trabalhista com encargos e benefícios. Sabemos que todo trabalhador tem direitos e precisam que esses direitos sejam cumpridos na integra enquanto durar o contrato. A Lei trabalhista é bastante abrangente e permite acordos entre as partes.

Na prática vemos que na maioria dos casos, jogadores quando se desligam do "clube" a que prestou serviços precisam recorrer à Justiça Trabalhista para que seus direitos trabalhistas sejam satisfeitos plenamente.

Está na hora dos "clubes" deixarem o saudosismo provinciano de lado e se tornarem clubes na mais alta acepção da palavra, organizando inicialmente um plano de ações com estratégias que possam atingir objetivos e obter resultados com metas bem definidas e claras.

A contratação de profissionais da área é pertinente, urgente e necessária.

Gualber Calado em 25/12/2006

Nenhum comentário:

André Leono canta CONTRÁRIOS - PE FABIO DE MELO