domingo, 16 de dezembro de 2007

Simplifique, em vez de complicar

"Curiosidade é a chave para a criatividade" Akio Morita

Enfrentamos muitas situações difíceis, mas, na maioria das vezes, somos nós que complicamos o que pode ser simples ou não conseguimos descomplicar o que é realmente difícil de ser resolvido.

Charles Mingus, um músico americano, disse uma famosa frase que define bem isso: “Tornar o simples em complicado é fácil, tornar o complicado em simples é criatividade”.

Parece automático: toda vez que algo ruim acontece ou temos uma dúvida, a gente logo pensa nas dificuldades em resolver aquilo. Você já reparou que até a expressão facial e corporal ficam totalmente negativas nessas horas? A gente faz aquela cara de “ai meu Deus, e agora?”.

Se você entra na rua errada, já vem à mente o transtorno da possibilidade de estar perdido. Mas acaba esquecendo que tem um guia de ruas/mapas dentro do carro ou um guarda de trânsito logo à frente que pode ajudá-lo.

E no trabalho, liga aquele cliente muito irritado e diz que não recebeu o produto comprado. Você já começa a se perguntar por que tem o poder de atrair problemas e nem se dá conta de que, com criatividade e boa vontade, pode resolver a situação do cliente, realizar um ótimo atendimento, deixando-o satisfeito e até instigado a comprar mais.

Ou seja, como quase tudo na vida, é a nossa postura diante do que acontece que define os resultados que obtemos. Por mais complicada que seja a situação, quase sempre existirá uma solução. Basta olhar de uma maneira diferente, agir com criatividade e pensar em novas possibilidades. O primeiro passo é não fazer cara de coitado e, depois, tentar simplificar o que parece difícil.

Nenhum comentário:

André Leono canta CONTRÁRIOS - PE FABIO DE MELO