sexta-feira, 26 de setembro de 2008

QUEM SOU EU ???

por Luiz Fernando Veríssimo.

"Nesta altura da vida já não sei mais quem sou... Vejam só que dilema!!!
Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa
INQUILINO, na condução PASSAGEIRO, nos correios REMETENTE, no supermercado
CONSUMIDOR.
Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA.
Se revendo algo MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo vencido INADIMPLENTE,
se não pago imposto SONEGADOR. Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA,
em viagens TURISTA, na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropelado ACIDENTADO,
no hospital PACIENTE. Nos jornais viro VÍTIMA, se compro um livro LEITOR,
se ouço rádio OUVINTE. Para o Ibope ESPECTADOR, para apresentador de televisão
TELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR.
Se sou botafoguense, SOFREDOR. Agora, já virei GALERA. (se trabalho na ANATEL ,
sou COLABORADOR ) e, quando morrer... uns dirão.... FINADO, outros ....
DEFUNTO, para outros ... EXTINTO, para o povão ... PRESUNTO.
Em certos círculos espiritualistas serei ... DESENCARNADO, evangélicos dirão que
fui ...ARREBATADO.
E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!!
E pensar que um dia já fui mais EU."'

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Como estão as Universidades e Faculdades do Ceará segundo o IGC do MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (8) os resultados de um novo sistema que avalia as instituições de ensino superior, é o Índice Geral de Cursos (IGC). Segundo o MEC, as instituições que tiraram nota ruim e não melhorarem no ano que vem, podem perder o credenciamento.

Veja abaixo como ficou a classificação das Universidades e Faculdades do Estado do Ceará.

faculdades

IGC - Índice Geral de Cursos - Ranking avaliado pelo MEC de Universidades e Faculdades.

Indicador foi divulgado nesta segunda-feira (8) pelo Ministério da Educação. Faculdades com nota ruim serão reavaliadas e precisam melhorar.

Do G1, com informações do Globo Notícia

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (8) os resultados de um novo sistema que avalia as instituições de ensino superior, é o Índice Geral de Cursos (IGC). Segundo o MEC, as instituições que tiraram nota ruim e não melhorarem no ano que vem, podem perder o credenciamento.

O indicador situa as instituições de ensino com pontuações de 0 a 500 e em faixas de 1 a 5. Quem teve nota um e dois terá que assinar um termo de ajustamento de conduta e melhorar na avaliação do ano que vem.

Apenas 9% dos centros universitários tiveram notas entre quatro e cinco. Todas as instituições serão visitadas novamente por um grupo de técnicos.


Ranking

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi considerada a melhor universidade, com 439 pontos, segundo os dados. Das dez primeiras universidades, nove são federais, sendo quatro do estado de Minas Gerais. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) é a única instituição particular que está entre as dez, segundo o índice. Ela alcançou 385 pontos na escala e está oito posições atrás da Unifesp.

Entre os centros universitários, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC), lidera. Já entre as faculdades isoladas e institutos, a primeira da lista é a Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), aparece na quinta colocação. Confira aqui o ranking dos centros universitários e das faculdades.

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não fazem parte do ranking porque elas não participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) - um dos índices usados no cálculo do IGC.

Veja aqui o ranking oficial do MEC (em ordem alfabética)

*o arquivo deve ser aberto em excel

Como funciona o IGC

Segundo o Inep, o IGC é um indicador que engloba em um único índice a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição de ensino superior do do Brasil. Ao todo, 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades, institutos isolados e outras modalidades de ensino superior foram avaliados.

Segundo o Inep, o IGC de cada instituição inclui a qualidade de todos os seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos na totalidade de campi e municípios onde a instituição atua.

Para chegar na nota, o cálculo levou em consideração a média dos Conceitos
Preliminares de Curso (CPCs) da instituição – componente relativo à graduação e à nota do aluno no Enade – e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação.

A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado). Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Enade no período de 2005 a 2007.

O CPC considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006.

Do total de 1.837 instituições cadastradas no MEC em 2008, 78,8% têm IGC. As
que ainda não tiveram o seu indicador calculado são instituições novas, que não possuem concluintes em seus cursos e não têm a nota do Enade, por exemplo.

André Leono canta CONTRÁRIOS - PE FABIO DE MELO