Este veio do blog da Adriana Neves
terça-feira, 25 de novembro de 2008
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
PESSOAS INTERESSANTES TEM FALHAS
De Martha Medeiros
' Uma das coisas que fascinam na cidade de San Francisco é ela estar localizada sobre a falha de San Andreas, que provoca pequenos abalos sísmicos de vez em quando e grandes terremotos de tempos em tempos. Você está muito faceiro caminhando pela cidade, e de uma hora para outra pode perder o chão, ver tudo sair do lugar, ficar tontinho,tontinho.
É pouco provável que vá acontecer justo quando você estiver lá, mas existe a possibilidade, e isso amedronta, mas, ao mesmo tempo excita,vai dizer que não?
Assim também são as pessoas interessantes: TÊM FALHAS.
Pessoas perfeitas são como Viena, uma cidade linda, limpa, onde tudo funciona e você quase morre de tédio.
Pessoas, como cidades, não precisam ser excessivamente bonitas.
É fundamental que tenham sinais de expressão no rosto, um nariz com personalidade, um vinco na testa que as caracterize.
Pessoas, como cidades, precisam ser limpas, mas, não ao ponto de não possuírem máculas.
É preciso suar na hora do cansaço, é preciso ter um cheiro próprio, uma camiseta velha para dormir,um jeans quase transparente de tanto que foi usado, um batom que escapou dos lábios depois de um beijo,um rímel que borrou um pouquinho quando você chorou.
Pessoas, como cidades, têm que funcionar, mas não podem ser previsíveis.
DE VEZ EM QUANDO, sem abusar muito da licença, devem ser INSENSATAS, ligeiramente PASSIONAIS, demonstrar um CERTO DESATINO, ir contra alguns prognósticos, COMETER ERROS de julgamento e pedir desculpas depois, PEDIR DESCULPAS SEMPRE, para poder ter crédito e errar outra vez.
Pessoas, como cidades, devem dar vontade de visitar, devem satisfazer nossa necessidade de viver momentos sublimes, devem ser calorosas, ser generosas e abrir suas portas, devem nos fazer querer voltar, porém não devem nos deixar 100% seguros, nunca.
Uma pequena dose de apreensão e cuidado devem provocar.
Nunca deve-se deixar os outros esquecerem que pessoas, assim como cidades, têm RACHADURAS INTERNAS,portanto podem surpreender.
Falhas. Agradeça as suas, que é o que HUMANIZA você, e nos FASCINA.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Eleições 2008 - Fortaleza - Ceará
Lista dos 42 vereadores eleitos em Fortaleza
João Alfredo (Psol)
Walter Cavalcante (PHS)
José do Carmo (PSL)
Guilherme Sampaio (PT)
Vitor Valim (PHS)
Elpídio Nogueira (PSB)
Eliane Novais (PSB)
Leda Moreira (PSL)
Mário Hélio (PMN)
Magaly Marques (PMDB)
Gelson Ferraz (PRP)
Roberto Mesquita (PV)
Luciran Girão (PSL)
Acrísio Sena (PT)
Ronivaldo Maia (PT)
Casemiro Neto (PP)
Paulo Gomes (PHS)
Glauber Lacerda (PPS)
Iraguassu Teixeira (PDT)
Carlos Mesquita (PMDB)
Adelmo Martins (PR)
Salmito Filho (PT)
Marccs Teixeira (PMDB)
Mairton Félix (DEM)
Doutor Plácido (PDT)
Carlinhos Sidou (PV)
Joaquim Rocah (PV)
João Batista (PRTB)
Pastor Carlos Dutra (PSDB)
Eliana Gomes (PCdoB)
Leonelzinho Alencar (PTdoB)
Anisio Rodrigues (PTN)
Marcelo Mendes (PTC)
Adail Fernandes Vieira Junor
Ciro Marques (PTC)
Antonio Henrique (PTN)
Paulo Facó (PTdoB)
Machadinho Neto (DEM)
José Freire (PTN)
Irmão Léo (PRP)
Waldete Vasconcelos (PTB)."
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
QUEM SOU EU ???
por Luiz Fernando Veríssimo.
"Nesta altura da vida já não sei mais quem sou... Vejam só que dilema!!!
Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa
INQUILINO, na condução PASSAGEIRO, nos correios REMETENTE, no supermercado
CONSUMIDOR.
Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA.
Se revendo algo MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo vencido INADIMPLENTE,
se não pago imposto SONEGADOR. Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA,
em viagens TURISTA, na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropelado ACIDENTADO,
no hospital PACIENTE. Nos jornais viro VÍTIMA, se compro um livro LEITOR,
se ouço rádio OUVINTE. Para o Ibope ESPECTADOR, para apresentador de televisão
TELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR.
Se sou botafoguense, SOFREDOR. Agora, já virei GALERA. (se trabalho na ANATEL ,
sou COLABORADOR ) e, quando morrer... uns dirão.... FINADO, outros ....
DEFUNTO, para outros ... EXTINTO, para o povão ... PRESUNTO.
Em certos círculos espiritualistas serei ... DESENCARNADO, evangélicos dirão que
fui ...ARREBATADO.
E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!!
E pensar que um dia já fui mais EU."'
terça-feira, 23 de setembro de 2008
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Como estão as Universidades e Faculdades do Ceará segundo o IGC do MEC
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (8) os resultados de um novo sistema que avalia as instituições de ensino superior, é o Índice Geral de Cursos (IGC). Segundo o MEC, as instituições que tiraram nota ruim e não melhorarem no ano que vem, podem perder o credenciamento.
Veja abaixo como ficou a classificação das Universidades e Faculdades do Estado do Ceará.
IGC - Índice Geral de Cursos - Ranking avaliado pelo MEC de Universidades e Faculdades.
Indicador foi divulgado nesta segunda-feira (8) pelo Ministério da Educação. Faculdades com nota ruim serão reavaliadas e precisam melhorar.
Do G1, com informações do Globo Notícia
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (8) os resultados de um novo sistema que avalia as instituições de ensino superior, é o Índice Geral de Cursos (IGC). Segundo o MEC, as instituições que tiraram nota ruim e não melhorarem no ano que vem, podem perder o credenciamento.
O indicador situa as instituições de ensino com pontuações de 0 a 500 e em faixas de 1 a 5. Quem teve nota um e dois terá que assinar um termo de ajustamento de conduta e melhorar na avaliação do ano que vem.
Apenas 9% dos centros universitários tiveram notas entre quatro e cinco. Todas as instituições serão visitadas novamente por um grupo de técnicos.
Ranking
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi considerada a melhor universidade, com 439 pontos, segundo os dados. Das dez primeiras universidades, nove são federais, sendo quatro do estado de Minas Gerais. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) é a única instituição particular que está entre as dez, segundo o índice. Ela alcançou 385 pontos na escala e está oito posições atrás da Unifesp.
Entre os centros universitários, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC), lidera. Já entre as faculdades isoladas e institutos, a primeira da lista é a Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), aparece na quinta colocação. Confira aqui o ranking dos centros universitários e das faculdades.
A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não fazem parte do ranking porque elas não participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) - um dos índices usados no cálculo do IGC.
Veja aqui o ranking oficial do MEC (em ordem alfabética)
*o arquivo deve ser aberto em excel
Como funciona o IGC
Segundo o Inep, o IGC é um indicador que engloba em um único índice a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição de ensino superior do do Brasil. Ao todo, 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades, institutos isolados e outras modalidades de ensino superior foram avaliados.
Segundo o Inep, o IGC de cada instituição inclui a qualidade de todos os seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos na totalidade de campi e municípios onde a instituição atua.
Para chegar na nota, o cálculo levou em consideração a média dos Conceitos
Preliminares de Curso (CPCs) da instituição – componente relativo à graduação e à nota do aluno no Enade – e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação.
A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado). Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Enade no período de 2005 a 2007.
O CPC considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006.
Do total de 1.837 instituições cadastradas no MEC em 2008, 78,8% têm IGC. As
que ainda não tiveram o seu indicador calculado são instituições novas, que não possuem concluintes em seus cursos e não têm a nota do Enade, por exemplo.
domingo, 31 de agosto de 2008
A eleição em debate
ARTIGO – OPOVO – 30.08.08
Antonio Mourão Cavalcante
Quando acompanho a propaganda eleitoral gratuita, escutando os candidatos a vereador e mesmo a prefeito, fico possuído de um sentimento muito ruim. Puxa vida, que pobreza! Nada de original. Nada de conseqüente. Propaganda vazia. Lugar comum. Vociferam: fiz isso, vou fazer aquilo... E, daí?
No mais das vezes são promessas ocas, desprovidas de sinceridade. Quem se deixa enganar? O que significa, por exemplo, ronda de saúde? Quem disse que fazer saúde é apenas promover pronto atendimento? Postos abertos significam mais saúde? Mais salas de aula indicam que temos melhor educação? Os profissionais e técnicos das respectivas áreas sabem, muito bem, que não é nada disso...
Quem se propõe a tornar o cidadão mais participativo na vida da comunidade? Qual é o sonho projeto de Fortaleza? Se hoje somos a quinta cidade do país, qual é nossa vocação? O que estamos pensando sobre o crescimento que experimentamos em todas as direções? Como fica o sistema de transportes, de habitação, de ruas e avenidas? Discurso monótono e ingênuo. Demagógico! Vamos baixar o preço das passagens de ônibus! Como se esmola sempre fosse o mais conveniente. Como se ninguém fosse pagar essa “gentileza”. Milagres caindo do céu..
Os debates estão eivados de acusações e impropérios. O papel de vítima é reivindicado insistentemente. As alianças arranjadas e negociadas (Deus sabe como!) tornando-se mercado de troca: quem dá mais!
O POVO denunciou que os escritórios dos vereadores, na Câmara Municipal, tornaram-se comitês eleitorais de seus respectivos ocupantes. Pensando tratar-se de um espaço pessoal, usam e abusam. Pode? A Justiça Eleitoral já tomou conhecimento e diligenciou providências? Esse exemplo vem ilustrar a promiscuidade existente entre o público e o privado. De como a mentalidade desses edis os desqualifica para o cargo. Não votem neles!
Não quero passar a idéia que está tudo perdido. Se defendo um debate mais consistente e conseqüente, se critico a falta de idéias mais amplas, eu não condeno o processo. A democracia avança e se aperfeiçoa. Cabe a cada um de nós conduzirmos e reproduzirmos essas reflexões a todos os eleitores. Não esperemos dos políticos. Façamos nossa parte.
Antonio Mourão Cavalcante – Médico e Antropólogo. Professor Universitário.
sábado, 2 de agosto de 2008
EQUIPE DE VENDAS CAMPEÃ - ORTOBOM 2008
Esta é a Equipe Campeã de vendas da Ortobom Filial Fortaleza - Ceará.
Colchões Ortobom - Equipe de Vendas - Espumas Industriais / CE
A equipe é formada por: Sérgio (Interior/CE), Wládia (Telemarketing), Gualber (Fortaleza/CE), Washington (Adm./Vendas), Murilo (Hotéis), Anna Paula (Fortaleza/CE), Valtemberg (Natal/RN), Luiz Moura (Gerente), Alan (Fortaleza/CE), Janderson (Mossoró/RN).
NOVA DICA DE FILME - EXCELENTE! *****
O filme é centrado na vida de um renomado cirurgião, arrogante, egoísta e até mesmo indiferente aos seus pacientes, chegando a referir-se a eles como números, leito ou pela enfermidade que os acomete. Em sua vida pessoal percebe-se o afastamento criado entre ele e sua esposa, como também em relação ao seu filho, devido à falta de tempo e aos seus inúmeros compromissos.
Tudo isso começa a mudar depois que o doutor percebe que aquela tosse, ignorada a um certo tempo, começa a se agravar, chegando em certa ocasião a cuspir sangue. Quando se submete a exames específicos descobre, através de uma frase fria e direta, o que acometia sua garganta : “você tem câncer”.
A partir desse momento o médico, antes seguro de si e auto-suficiente, passa a demonstrar fragilidade e angústia diante de seu quadro. Agora ele não se via mais na condição de médico e sim de paciente, assim, sente o que é enfrentar a burocracia e a indiferença dos médicos, o que é esperar por horas o resultado de um exame, o que significa ser apenas mais um número. Ao passo que vai percebendo o quanto está sendo maltratado como paciente, vai mudando seu comportamento, inclusive com seus próprios pacientes. Percebe a importância de explicar-lhes o procedimento que está sendo adotado, a importância de chamá-los por seus nomes, de dar-lhes atenção; enfim, de tratá-los como pessoas. Uma cena que chama a atenção para isso é quando leva seus residentes a uma determinada ala do hospital e fala da importância de saber lidar com o paciente, afirma que para saber isso a melhor forma é se passar por paciente e sentir a angústia e o medo do mesmo, por isso avisa que a partir daquele momento os residentes seriam internados ali mesmo e passariam pelo procedimento padrão ao qual seus pacientes seriam submetidos.
Um golpe do destino é um filme que mostra a importância de enxergar o paciente e não somente a doença que o acomete. Um filme obrigatório a todos os profissionais da área da saúde que, por lidarem com vidas, muitas vezes acham que estão acima dessas e esquecem-se de sua verdadeira obrigação: cuidar das pessoas que lhes pedem ajuda.
FICHA TÉCNICA
Gênero: Drama
Título original: "The Doctor"
Direção: Handa Haines
Escritor: Robert Caswell
Baseado na história real do Dr. Edward Rosenbaum que escreveu um livro autobiográfico de sua experiência entitulado "A Taste of My Own Medicine: When the Doctor Becomes the Patient".
Produção: Laura Ziskin: 1991 - EUA
Música: Michael Convertino
Fotografia: John Seale
Edição: Lisa Fruchtman e Bruce Green
Elenco: Lynn Stalmaster
Desenho de Produção: Ken Adam
Direção de Arte : William J. Durrell Jr.
Figurino: Joe I. Tompkins
Tempo: 122 minutos
ELENCO
William Hurt .... Dr. Jack MacKee
Christine Lahti .... Anne MacKee
Elizabeth Perkins .... June Ellis
Mandy Patinkin .... Dr. Murray Kaplan
Adam Arkin .... Dr. Eli Blumfield
Charlie Korsmo .... Nicky MacKee
Wendy Crewson .... Dr. Leslie Abbott
Bill Macy .... Dr. Al Cade
J.E. Freeman .... Ralph
William Marquez .... Mr. Maris
Kyle Secor .... Alan
Nicole Orth-Pallavicini .... Sarah
Ping Wu .... Jay-Jay
Tony Fields .... Roger
Brian Markinson .... Michael
Maria Tirabassi .... Lonnie
Ken Lerner .... Pete
obs: Só conheço este filme em VHS, ainda não ví cópias em DVD.
quinta-feira, 31 de julho de 2008
A Diz Puta Eleitoral
Autor: Jessier Quirino
Quando o Coronel Eurico Rosado da Rocha Lisboa chamou o seu protegido para um conversatório particuloso, já estava de festa em dança no juízo, e se rindo de contente. Aquele, era o vivente mais ajuramentado em débito de favor, desbocado e caceteiro e foi realmente o escolhido. No vagão central do alpendre, fez uma recepção sem hem-hem-hem e sem noves-fora e foi logo dizendo:
- Nego Foda, o senhor vai ser candidato nesta eleição, Tá me entendendo?
Ao ser chamado de Nego Foda - apelido que detestava - Biu das Quenga ficou roxo, deu-lhe uma engrossadura de língua, um intestinamento de barriga e só não mandou o Coronel tomar no centroma, por se tratar de um Rosado Lisboa que não era pouca merda naquelas pastagens. Sem entender direito e engolindo uma carrada de desaforo indagou:
- Eu Coroné Rosado?
- Sim senhor, é senhor mesmo. Não esqueça que o senhor me deve uma soltura de cadeia, de onde nunca sairia! Agora chegou a hora do pagamento.
- Mas Coroné! eu não sou letrejado de ensino, tenho andado mais duro do que santo em procissão e não tenho um pingo, um pinguinho sequer de sintoma prefeituroso!
- Não é para prefeito, é candidato a deputado, que também não precisa nada de letrejamento nem desses sintomas todo! E eu disse que vai ser CAN-DI-DA-TO! não vai ganhar eleição coisíssima nenhuma! Só precisa atacar amundiçadamente o prefeito Mané Jipinho, que vai concorrer comigo, se apoderar dos votos dele, enquanto eu me reelejo pra lhe manter fora da cadeia, ENTENDEU?
- Olhe coroné! Como eu sou um cabra vivido e espromentado nas beira de postulança political, eu vou lhe dizer um retalho de sabença, que é a pronunça mais apronunciada sobre política, que inxeste nesse mundaréu selvageado pelos animá, vegetariado e barrido pelas palha dos coqueiro e aguado pelas onda do mar: Além de sintoma prefeituroso, embocadura deputadal, cancha pra governador e senador e sustança de presidente, o cabra pra ser político no Brasil, precisa no mini-minimóro dos seguintes adjutórios:
Começar a juntar dinheiro, pra depois começar a juntar gente;
engolir muita rimunheta de cabra falso, felaputista e pidão;
desatar nó-cego de convenção;
escutar caquiado dificultoso de partidário que só tem um voto e olhe lá;
entrar em embuança de campanha;
prometer como sem falta e faltar como sem dúvida;
ficar refém da língua do povo;
pegar roleta de boca com camumbembe;
fazer conchavo com reservista da ditadura;
desgaviar o caminho mode os quixó da oposição;
receitar pra má-de-monte;
desmurmurar mulher falsa e coiseira;
acompanhar inrrolamento de papé-de-justiça;
levar fama de ter esfrabicado moça donzela;
levar fama de ser corno, baitola e ladrão;
agüentar fazimento de pouco de eleitor desbriado;
botar tamanca pra opositor bom de peia;
bater quinhento de bombo com xangozeiro;
gritar aleluia em igreja Pegue & Pague;
alegrar sessão espírita;
assistir meia missa e sair comungado;
batizar menino feio com o nome de Dysmeniélisson Jerry;
dar dicomer do bom e comer porcaria;
almoçar em lata de goiabada;
despronunciar discurso má-feito de candidato tabacudo;
aplaudir discurso desvirgulado, sem rumo e sem ponto final;
cair do palanque e sair todo ralado e se abrindo;
aturar converseiro duplicado mesmo depois de banzeiro;
aturar gente furona e desconhecida dentro de casa;
viver rindo e fumaçando pelo fundo, feito ferro de engomar;
acabar sua D-vintezinha na buraqueira; aturar babões civis e militares;
botar no braço menino novo do fundo cagado;
tomar cerveja quente de espuma murcha;
tomar uísque Drury's sem gelo, numa xícara de louça com tira-gosto de canjica;
beber naquelas mesona de imbuia, numa saleta escura e abafada, encostado numa cristaleira, e cercado de cabos eleitorais com cada sovaqueira de torar;
entregar taça de campeão a time safado;
chorar em velório de desconhecido;
escrever bilhete com lápis de ponta quebrada;
professorar as iniciais do nome de campanha pra eleitor tapado;
escorregar em lama de esgoto;
gritar ô-de-casa em casa oca;
se abrir pra eleitor desabrido;
pagar cana pra pinguço desocupado;
farejar poeira de bunda em palanque;
levar dedada no cá-pra-nós quando está nos braços do povo;
escutar destampatório de foguetão no pé do ouvido;
magoar o dedo mindim em passeata;
dormir chiqueirado da mulher e dos filho;
apertar mão de cotó;
ganhar abraço fedorento;
receitar caixão de defunto e ambulânça;
enfiar a mão em saco de dentadura pra distribuir com a mundiça;
comprar votos em dia de eleição;
estelionatar voto em boca de urna;
entrar em embuança de apuração;
dar cobro de voto roubado;
apertar mão de traidor oportunista,
e depois de eleito começar essa camumbembage toda de novo...
DEUS O LIVE d'eu sair candidato! Chega me faltou suspiração... E eu vou epilogar por aqui, porque conversa de política é feito coceira, só quer um pezim Coroné!
Isto veio para O BEM!
Um rei, na África, saiu para caçar. Seu transportador de armas era uma pessoa que para tudo dizia: “Isto veio para o bem”.Este rapaz errou ao carregar um rifle e uma explosão arrancou o dedo polegar do rei. Quando exclamou: “Isto veio para o bem”, o rei , irritado,
respondeu: “Não, não veio! ” e mandou o transportador de armas para a cadeia.Um ano depois, o rei sai novamente para caçar. Desta vez, porém, foi capturado por uma tribo de canibais. Eles já estavam preparando o rei para o jantar quando perceberam que lhe faltava um dedo.
Supersticiosos, os canibais não quiseram comer alguém que não estivesse fisicamente completo e deixaram o rei partir! O nobre foi correndo à prisão para libertar seu transportador de armas.
- “Você estava certo”, falou o rei, “isto veio para o bem! Estou muito arrependido de tê-lo mandado para a cadeia”.
- “Não”, respondeu o homem, “ficar na cadeia também foi para o bem”.
- “O que você quer dizer com isto? Olhe como você sofreu! ” - disse o rei.
- “Sim”, respondeu o carregador de armas, “mas se não estivesse na cadeia, eu estaria com o senhor”.
Muitas vezes nesta vida aquilo que nos parece “ruim” ou “negativo” acaba sendo um grande bem quando menos esperamos. O problema é que, até enxergarmos nitidamente, investimos tempo e energia demais em preocupações. Isso acaba nos desgastando.O acaso não existe.
Pois então, se é assim, por que não crer que tudo acontece para o bem?
quinta-feira, 24 de julho de 2008
segunda-feira, 16 de junho de 2008
DICAS DE FILMES PARA AULAS, TREINAMENTOS E CAPACITAÇÃO
Transcrevo aqui algumas dicas de filmes que colhi junto a blogs e site de amigos e professores que utilizam esta ferramenta como material de aprendizagem. Agradeço desde já aos que colaborarem com outras dicas de filmes e seus conceitos disciplinares. Favor quem tiver dicas envie-me por e-mail: gualber@globo.com
Filmes relacionados por matérias e disciplinas.
Os filmes apresentados a seguir tem enfoques que podem ser usados como recurso didático em Administração, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e outras disciplinas na área de Humanas.
FILMES POR ORDEM ALFABÉTICA
(IMPORTANTE: NÃO VI TODOS OS FILMES, MAS ACREDITO NOS COMENTARIOS DOS COLEGAS BLOGUEIROS DE ONDE OS CÓPIEI)
A Batalha de Mary Kay |
A firma |
A Fraude - o caso Bahrings |
A história de uma fraude - o caso Enron |
A ROCHA |
A ÚLTIMA FORTALEZA |
ADORÁVEL PROFESSOR – MR. HOLLAND (COM RICHARD DREYFUSS) |
ADVOGADO DO DIABO |
AMEAÇA VIRTUAL |
APOLO 13 – DO DESASTRE AO TRIUNFO |
ARMADILHA |
ATÉ O LIMITE DA HONRA |
BENHUR |
CASSIOPÉIA – O FILME |
CHOCOLATE |
COM O DINHEIRO DOS OUTROS |
CORAÇÃO VALENTE |
DO QUE AS MULHERES GOSTAM |
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA |
ENCONTRANDO COM FORRESTER |
ERIN BROCKOVICH |
FORD: O HOMEM E A MÁQUINA |
FORMIGUINAS |
HENRIQUE V |
HOMENS DE HONRA |
JOE CONTRA O VULCÃO |
JORGE, UM BRASILEIRO |
LANCELOT, O PRIMEIRO CAVALEIRO |
LEGALMENTE LOIRA |
MAUÁ – O IMPERADOR E O REI |
MESTRES DOS MARES – O LADO MAIS DISTANTE DO MUNDO |
MINORITY REPORT: A NOVA LEI |
MUDANÇA DE HÁBITO |
MUDANÇA DE HÁBITO |
NA RODA DA FORTUNA |
O AMOR É CONTAGIOSO |
O DIA DEPOIS DE AMANHÃ |
O DUELO DE TITANS |
O GLADIADOR |
O INFORMANTE |
O NÁUFRAGO |
O NOME DA ROSA |
O OVO DA SERPENTE |
O QUARTO SÁBIO |
O RESGATE DO SOLDADO RYAN |
O SUCESSO A QUALQUER PREÇO |
O ÚLTIMO SAMURAI |
ONZE HOMENS E UM SEGREDO |
OS DOZE TRABALHOS DE ASTERIX |
OS INCRÍVEIS |
PIRATAS DA INFORMÁTICA |
PRESENTE DE GREGO |
ROB ROY, A SAGA DE UMA PAIXÃO |
ROSA LUXEMBURGO |
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS |
SONHOS |
TEMPO DE GLÓRIA |
TEMPOS MODERNOS |
TIGERLAND, A CAMINHO DA GUERRA |
TRÓIA |
Tucker – um homem e seu sonho |
UM DIA DE FÚRIA |
Uma linda mulher |
Wall Street: poder e cobiça |
domingo, 15 de junho de 2008
OS LENHADORES
(Autor desconhecido)
Conta-se que um jovem lenhador ficara impressionado com a eficácia e rapidez que um velho e experiente lenhador da região onde morava, cortava e empilhava madeira das árvores que derrubava. O velho lenhador era um homem tranqüilo, bem relacionado com todos e era tido como uma pessoa de bom coração, além de ser considerado o melhor lenhador de toda a redondeza.
O jovem admirava-o e o seu desejo permanente era de, um dia, tornar-se tão bom, senão melhor, que aquele homem, no ofício de cortar madeira. Certo dia, aquele jovem finalmente decidiu ir procurar o velho lenhador no propósito de aprender com quem mais sabia, e assim tornar-se o melhor lenhador que aquela cidadezinha já tinha ouvido falar. Passados alguns dias daquele aprendizado, o jovem resolvera que já sabia tudo e que aquele velho não era tão bom quanto falavam. Sendo assim, o jovem decidira afrontar o velho lenhador, desafiando-o para uma disputa: em um dia de trabalho quem cortaria mais árvores. Aquele velho lenhador aceitou, sabendo que seria mais uma oportunidade de dar uma lição no jovem arrogante. E assim fizeram. Reuniram testemunhas, formaram comissão julgadora, organizaram torcida, delimitaram as áreas onde seriam cortadas as árvores e, no dia escolhido para o confronto, lá se foram os dois decidir quem seria o melhor.
De um lado, o jovem forte, robusto e incansável, mantinha-se firme, cortando as suas árvores. Do outro, o velho lenhador, desenvolvendo o seu trabalho silencioso, tranqüilo, também firme e sem demonstrar nenhum cansaço.
Num dado momento, o jovem olhou para trás a fim de ver como estava o velho lenhador e qual não foi a sua surpresa ao vê-lo sentado. O jovem riu e pensou: "além de velho e cansado, está ficando tolo; por acaso não sabe ele que estamos numa disputa ?" E assim, ele prosseguiu cortando lenha sem parar, sem descansar um minuto.
Ao final do tempo estabelecido, encontraram-se os dois e os representantes da comissão julgadora foram efetuar a contagem e medição e, para admiração de todos, foi constatado que o velho havia cortado duas vezes mais árvores que o jovem desafiante.
Este, espantado e irritado ao mesmo tempo, indagou-lhe qual o segredo para cortar tantas árvores, já que uma ou duas vezes que parara apenas para olhar, via-o sentado bem tranqüilo, enquanto ele não parou um só minuto. O velho, bastante sereno, respondeu:
- "Todas as vezes que você me via assentado, eu não estava simplesmente parado, descansando. Eu estava amolando meu machado."
Nem sempre parar é perder tempo. Muitas vezes, minutos preciosos gastos em reflexão e preparação resultam em vitórias grandiosas.
A FORÇA DO HÁBITO
(Paulo Coelho, em Maktub)
- Como posso saber a melhor maneira de agir na vida?, perguntou o discípulo
ao mestre.
O mestre pediu que ele construísse uma mesa. Quando a mesa estava
quase pronta - bastando apenas cravar os pregos da parte de cima - , o
mestre aproximou-se. O discípulo cravava os pregos com três golpes precisos.
Um prego, porém, estava mais difícil, e o discípulo precisou dar mais um
golpe. O quarto golpe enterrou o prego fundo demais, e a madeira foi atingida.
- Sua mão estava acostumada com três marteladas, disse o mestre.
Quando qualquer ação passa a ser governada pelo hábito, ela perde seu sentido; e
pode terminar causando danos.
"Cada ação é uma ação, e só existe um segredo: jamais deixe que o hábito
comande seus movimentos".
quarta-feira, 28 de maio de 2008
segunda-feira, 26 de maio de 2008
DICAS LEGAIS...
CONSELHO DE UM ADVOGADO (CIRCULANDO PELA INTERNET)
Um advogado circulou a seguinte informação para os empregados na Companhia dele:
1. Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Ao invés, escreva 'SOLICITAR RG' .
2. Ponha seu número de telefone de trabalho em seus cheques em vez de seu telefone de casa. Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use este em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho. Ponha seu telefone celular ao invés do residencial.
3. Tire Xerox do conteúdo de tua carteira. Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc. Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar. Mantenha a fotocópia em um lugar seguro. Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro. Se sabe de muitas estórias de horror de fraudes com nomes, CPF, RG, cartão de créditos, etc... roubados.
Infelizmente, eu, um advogado, tenho conhecimento de primeira mão porque minha carteira foi roubada no último mês. Dentro de uma semana, os ladrões ordenaram um caro pacote de telefone celular, aplicaram para um cartão de crédito VISA, tiveram uma linha de crédito aprovada para comprar um computador, dirigiram com minha carteira, e mais.....
Mas aqui está um pouco de informação crítica para limitar o dano no caso de isto acontecer a você ou alguém que você conheça.
E MAIS....
4. Nós fomos informados que nós deveríamos cancelar nossos cartões de crédito imediatamente. Mas a chave é ter os números de telefone gratuitos e os números de cartões à mão, assim você sabe quem chamar.
Mantenha estes onde você os possa achar.
5. Abra um Boletim Policial de Ocorrência imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma).
Mas aqui está o que é talvez mais importante que tudo:
6. Chame imediatamente o SPC (11-3244-3030) e SERASA (11-33737272)(e outros órgãos de crédito se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF. Eu nunca tinha ouvido falar disto até que fui avisado por um banco que me chamou para confirmar sobre uma aplicação para empréstimo que havia sido feita pela Internet em meu nome. O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado.
Até que eu fosse aconselhado a fazer isto (quase duas semanas depois do roubo), todo o dano já havia sido feito. Há registros de todos os cheques usados para compras pelos ladrões, nenhum de que eu soube depois que eu coloquei o alerta. Desde então, nenhum dano adicional foi feito, e os ladrões jogaram fora minha carteira. Este fim de semana alguém a devolveu para mim. Esta ação parece ter feito eles desistirem.
Passamos para frente muitas piadas pela Internet . Mas se você estiver disposto a passar esta informação, realmente poderá ajudar alguém com quem você se preocupe.
O que muda com a reforma da língua portuguesa
da Folha de S.Paulo
As novas regras da língua portuguesa devem começar a ser implementadas em 2008. Mudanças incluem fim do trema e devem mudar entre 0,5% e 2% do vocabulário brasileiro. Veja abaixo quais são as mudanças.
HÍFEN
Não se usará mais:
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"
TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados
ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)
ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"
ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"
ACENTO AGUDO
Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem
GRAFIA
No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"
2. será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil -"erva" e "úmido" .
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Cientistas conseguem fazer dedo cortado crescer de novo
Pesquisadores criaram pó que estimulou crescimento de dedo 'amputado'.
Da BBC
BBC
Dedo de Lee Spievak regenerado (Foto: BBC)
Saiba mais
- Cientistas americanos conseguiram fazer com que a ponta do dedo de um homem crescesse de novo depois de ter sido cortada fora.
Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh desenvolveram um pó especial que estimulou as células do dedo ao redor da parte decepada a crescer.
Lee Spievak, de 69 anos, havia perdido a ponta do dedo ao colocá-la na hélice de um avião miniatura.
Mas, agora, Spievak tem uma ponta regenerada, com pele, nervos, unha e até mesmo sua impressão digital.
Isso foi possível depois que recebeu do irmão, Alan, que trabalha com medicina regenerativa, o pó desenvolvido pelos cientistas da Universidade de Pittsburgh.
"Na segunda vez que eu coloquei o pó, eu já pude perceber que o dedo havia crescido. A cada dia, crescia um pouco", Spievak contou ao correspondente da BBC em Ohio, Matthew Price.
"Levou cerca de quatro semanas até fechar completamente", afirmou.
Agora, ele diz ter "movimento e sensibilidade total".
Bexiga de porco
O pesquisador Stephen Badylak, da Universidade de Pittsburgh, desenvolveu o pó usando células da parte interna da bexiga de um porco.
O tecido retirado é colocado em um ácido e submetido a um processo de secagem. Em seguida é transformado em um pó.
"Há vários tipos de sinais no corpo. Alguns são bons para deixar cicatrizes, outros para criar tecidos regenerativos", diz Badylak.
O cientista acredita que o pó criado conseguiu estimular as células do tecido a crescer em vez de cicatrizar.
Se for aperfeiçoada, a técnica poderia ser usada para tratar pele com queimaduras sérias e até mesmo órgãos danificados.
"Eu acredito que dentro de dez anos nós teremos maneiras de fazer com que o osso se regenere e promover o crescimento de tecidos ao redor do osso. E isso é um grande avanço para, eventualmente, conseguir restaurar um membro inteiro", afirmou Badylak.
Os cientistas pretendem testar a nova técnica em Buenos Aires em uma mulher que sofre de câncer do esôfago, e militares americanos devem iniciar testes em soldados que perderam parte dos dedos em ação.
segunda-feira, 28 de abril de 2008
NÃO SEI.
Texto de Antonio Ermírio de Moraes.
"Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena: Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali.
Aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta:
- Será que vai chover hoje?
Se você responder "com certeza"... A sua área é Vendas: O pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.
Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"... Então a sua área é Marketing: O pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando.
Se você responder "sim, há uma boa probabilidade"... Você é da área de Engenharia: O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.
Se a resposta for "depende"... Você nasceu para Recursos Humanos: Uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.
Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"... Você é da área de Contabilidade: O pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados do que nos próprios olhos.
Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuvas": Então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo.
Agora, se você responder "não sei"... Há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando a diretoria da empresa.
De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação.
"Não sei" é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão.
Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida corporativa.
Por quê?
Eu sinceramente "não sei".
(Antonio Ermírio de Moraes - Revista Exame)
terça-feira, 22 de abril de 2008
MEDICINA PREVENTIVA / ORTOMOLECULAR / NUTROLOGIA
APRENDA MAIS UMA !
Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo máximo em retorno.
O único alimento que faz seu cérebro trabalhar é glicose.
A fruta e principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90-95 % de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo.
O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes.
Deve-se comer frutas sempre com o estomago vazio . Por que? A razão é que as frutas não
são, em princípio, digeridas no estomago: são digeridas no intestino delgado.
As frutas passam rapidamente pelo estômago, indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e
começam a fermentar.
Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque você não a comeu da maneira adequada. Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio.
A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora.
Você não deve beber suco enlatado, ou do recipiente de vidro. Por que não? A maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida.
Quer fazer a mais valiosa compra que possa? - Compre uma centrífuga.
Você pode ingerir o suco extraído na centrífuga como se fosse a fruta, com o estomago vazio. E o suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.
O Dr. William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração.
Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias.
Também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos.
Agora, uma coisa final que gostaria que mantivesse em sua mente sobre frutas.
Como se deve começar o dia?
O que se deve comer no café da manhã?
Você acha que é uma boa idéia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos (principalmente café e o pão branco com manteiga ), que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não.
O que você quer é alguma coisa que seja fácil de digerir, frutas que o corpo pode usar de imediato, e que ajuda a limpar o corpo.
Quando levantar-se, e durante o dia, o quanto for confortavelmente possível , coma só frutas frescas e sucos feitos na hora.
Mantenha esse esquema até pelo menos o meio-dia, diariamente.
Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade de ele limpar-se.
Se você começar a se afastar dos outros ''lixos'' com que costuma encher seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará.
Tente durante os próximos dez dias e veja por si mesmo.
Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferencia chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas. Deveríamos adotar este hábito!
** Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão.
Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.
Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.
** Um cardiologista disse que se cada pessoa que receber este e-mail enviá-lo para 10 pessoas pode ter a certeza de que salvará pelo menos uma vida.
Fiz a minha parte, postei em meu blog!
sexta-feira, 11 de abril de 2008
OS CEGOS E O ELEFANTE
OS CEGOS E O ELEFANTE[1]
John Godfrey Saxe (1816-1887)
E assim esses homens do Hindustão
Discutiram por muito tempo
Cada um com sua opinião,
Excessivamente rígida e forte.
Embora cada um estivesse, em parte certo,
Todos estavam errados!
[1] Em MINTZBERG, H., AHLSTRAND, B. e LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000. (p.12.)
segunda-feira, 7 de abril de 2008
ORTOBOM/CE - Destaque em vendas do mês de Março/2008
A venda é uma arte, onde o vendedor é o ator principal!
(Gualber Calado)
sexta-feira, 4 de abril de 2008
sexta-feira, 28 de março de 2008
MOSQUITEIRA CONTRA A DENGUE
A “mosquiteca” foi inventada por um professor da UFRJ (MAULORI CABRAL) em parceria com biólogos da Fiocruz. Foi testada por eles e realmente funciona
MOSQUITECA - É muito simples sua construção.
- Pegue uma garrafa PET de 1,5 litros ou mais.
- Corte a parte superior para fazer uma espécie de funil.
- Corte cerca de 10 cm da Pet, parte da base da garrafa.
- Lixe a parte interna do pedaço similar a um funil, (pode ser utilizada uma lixa para madeira granulação 60, 100 0u 120. O objetivo é deixar a superfície interna bem áspera em toda a sua extensão.
- Utilizando o “anel“ parte da tampa da própria garrafa, faça um fechamento com um pedacinho de tela dobrado, (não serve o tule de véu de noiva, pois o buraco é grande o suficiente para que o mosquito passe)
- Coloque cinco grãos de arroz, ou de alpiste amassados, ou ainda ração para gatos dento da parte inferior da garrafa Pet.
- Sele as duas partes com fita isolante.
- Está pronta a armadilha para a fêmea do mosquito transmissor da dengue.
- Encha com água limpa até cerca de 3 cm da borda do funil. Complete a água à medida que a mesma for evaporando
- Coloque a armadilha no quintal ou onde ficam os mosquitos. É necessário ser um local sombreado, a fêmeas do mosquito não gostam de sol.
- A fêmea do mosquito, verfica onde está havendo evaporação da água para colocar os seus ovos.
- Porque é necessário lixar o “funil”?
A superfície fica corrugada e com isso a água sobe por capilaridade, aumentando a taxa de evaporação atraindo mais facilmente a fêmea do mosquito “Aedes Aegypti”.
- Porque é necessário colocar os grãos de arroz ou alpiste amassados?
A fêmea só põe ovos onde ela identifica que a água possui alimento para as larvas. Até “os mosquitos” têm instinto materno.
- Os ovos descerão pelos buracos da tela e ficarão na parte inferior do recipiente a tela, serve de elemento de ligação entre as duas partes e não permite que as larvas passem para a parte superior do recipiente. A presença da barreira de tela é muito importante, se ela estiver rasgada/destruída ao invés de um armadilha para o mosquito você estará fornecendo um criatório para o mesmo.
- Periodicamente esvazie a parte inferior e mate as larvas com cloro. Verifique se está tudo OK com a tela e encha novamente a armadilha com água. Verifique a sua armadilha todos os dias.
- O mosquito adulto vive de 30 a 35 dias, e as fêmeas põem ovos de quatro a seis vezes, nesse período. Em cada vez, ela põe cerca de 100 ovos, sempre em locais com água limpa e parada. Se não encontra recipientes apropriados para depositar seus ovos, a fêmea pode voar distâncias de até três quilômetros até localizar um ponto que considere ideal. A temporada de chuva, complica as coisas: um ovo de aedes aegypti pode sobreviver até 450 dias – um ano e dois meses – mesmo que o local em que ele foi depositado fique seco. Se esse local receber água novamente (quando há uma chuvarada, por exemplo), o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva e depois em pupa, e atinge a fase adulta num prazo curtíssimo: de dois a três dias.
A MATEMÁTICA DA MOSQUITOEIRA.
Faça como eu: construa dez armadilhas, espalhe 5 pelo seu quintal e dê as outras 5 aos vizinhos, amigos, parentes. Peça que cada um deles faça o mesmo. Veja os números de armadilhas que teremos a cada ciclo:
Ou seja, se cada um fizer a sua parte em 3 rodadas apenas teremos 1.560 armadilhas, enganando as fêmeas do mosquito. Em até 35 dias a fêmea do mosquito estará morta e se não tiver colocado os ovos em local onde os ovos se transformem em mosquitos, teremos (1.560 x10 x 100 = 1.560.000) mosquitos a menos.
O nº é este mesmo: mais de 1,5 milhões de mosquitos, considerando que cada armadilha engane pelo menos 10 fêmeas e que estas fêmeas coloquem ovos apenas 4 vezes na sua vida adulta.
Número de mortes por dengue no Rio sobe para 33
Número de mortes por dengue no Rio de Janeiro neste ano já supera o total de 2007.
Rio de Janeiro - A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou quarta-feira (12) que já foram confirmadas 33 mortes por dengue no estado neste ano. O número já é maior do que o registrado em todo o ano passado – 30 – e somente na capital foram 19 mortes.
Ao todo, são 23.294 os contaminados pelo vírus da dengue no estado, com 245 casos confirmados de dengue hemorrágica. O maior número de casos também se concentra na capital, que instalou ontem o Centro de Comando da Operação contra a dengue, operado pela Defesa Civil Municipal. As informações são da Agência Brasil.
CONCLUSÃO:
Vamos dar a nossa contribuição para interromper esta situação.
Não vou abordar os outros cuidados para não disponibilizar criatórios para os mosquitos. Você já os conhece, mas também é necessário colocar em prática.
OBS: Se desejar acesse o link abaixo para ver o vídeo do professor MAULORI, que foi veiculado pelo Jornal Hoje (da Globo) em 15/03/2008. AO CLICAR NO LINK, SUSTENTE APERTADA A TECLA “Ctrl”
http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL347258-9101,00.html