sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Chegou o momento de organizar a gaveta para fazer a diferença em 2009

Dalmir Sant’Anna

Você percebeu que ao abrir uma gaveta encontra papéis, canetas, recortes de jornais, revistas, cartões de visitas, chaves e objetos que acredita que um dia serão utilizados... Constatou que o tempo passa e estes materiais não são utilizados. Interessante observar que quando você necessitou de algum destes objetos, acabou esquecendo que estava no interior desta gaveta. Quero propor um desafio para você, pois chegou o momento de parar alguns instantes e organizar a gaveta, fazendo a expressiva diferença na vida pessoal e nas atitudes profissionais em 2009.

Encontro pessoas que questionam se existe uma mágica capaz de transformar a vida melhor, mais plena e proveitosa. Olho profundamente nos olhos desta pessoa apresentando um sorriso e pergunto: se possível, o que então mudaria na vida pessoal ou no ambiente profissional? O detalhe é que a resposta demora a aparecer, pois as informações na gaveta imaginária da mente e do coração estão em desordem e algumas sem utilidade. Chegou o momento de organizar a gaveta para fazer a diferença em 2009.

Retirar o sentimento negativo da gaveta imaginária - Imagine que no cérebro há gavetas e durante o ano de 2008 você guardou no interior deste compartimento, mágoas de algum companheiro de trabalho, sentimento de rancor por um colega, tristeza com o fim de um relacionamento, animosidade por algum parente da sua família, ódio com uma atitude negativa. O ser humano sofre quando guarda recordações negativas, rancores e mágoas na sua memória. Acaba impregnando na suas ações aflições do passado. Há homens que deixam de ser felizes em um novo relacionamento, pois armazenam na gaveta do coração e da mente, mágoas da sua ex-exposa, da ex- namorada, da ex-empresa. Desperdiçam o momento de viver uma nova fase da vida, pois ficam remoendo momentos vividos no passado. Observe que estes sentimentos continuarão na sua gaveta mental, se você não adotar a atitude de retirá-los. Quero propor um desafio para você: Tente retirar este sentimento negativo do interior da gaveta imaginária, buscando perdoar o fato ocorrido e principalmente, a pessoa que cometeu o erro. Que tal este desafio? Vale tentar?

É importante não confundir desleixo com descontração - Você está feliz por seu filho conquistar uma vaga na universidade e ao comemorar, sempre há alguém que ao contrário de parabenizar, questiona e chama sua atenção para o valor da mensalidade. Durante um almoço com colegas, você compartilha a informação que ganhou uma promoção na empresa e observa que dentre as pessoas, há um comentário negativo de que você certamente está querendo aparecer e se destacar dos demais. Salve a sua alegria de pessoas que não acreditam no seu potencial e não são capazes de valorizar seu empenho, suas competências e suas qualificações, pois a alegria, a descontração, a auto-estima e a leveza são parceiras inseparáveis e não devem ser compartilhadas com desleixo. Não se pode tomar uma atitude alegre, ao mesmo tempo, sentir o peso da crítica, da inveja, da suspeita e do ciúme. A alegria convida ao riso e o riso é bom para o coração, para o aparelho digestivo, para o fortalecimento dos músculos e para ativar todas as funções criativas do cérebro. Quando uma empresa (indiferente do porte e da quantidade de trabalhadores) busca investir e valorizar a alegria no ambiente de trabalho, sem dúvida alguma, demonstra preocupação com o fator humano e relevância com a satisfação do clima organizacional.

Retirar o sentimento negativo da gaveta imaginária e também não confundir desleixo com descontração, tornam-se diferenciais significativos nas atitudes do cotidiano para quem deseja fazer a diferença em 2009. Não adianta reclamar que a gaveta está em desordem e que não há tempo disponível para organizá-la. É necessário atitude para deter a reclamação e agir, lembrando que somente tem a chance de ressaltar o que há de maravilhoso na vida, quem conta com humildade e generosidade para observar que sua própria vida é repleta de saúde, aprendizagem e contínuo crescimento. Limpe e organize a gaveta, fazendo a diferença em 2009 e permitindo com que seus objetivos acompanhem seu desenvolvimento pessoal e profissional.

* Dalmir Sant’Anna é um palestrante mágico®, autor do livro "Menos pode ser Mais" (editora Odorizzi), mágico profissional, pós-graduado em Gestão de Pessoas e bacharel em Comunicação Social. Especialista e pesquisador na área de Gestão com Pessoas. www.dalmir.com.br

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

OS CONSELHOS de HARVARD

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual

1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
4- mastigar os vegetais por mais tempo.
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina.
E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
5- adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
6- o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
7- fazer refeições coloridas como o arco-íris.
Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
8- comer pizza.  Mas escolha as de massa fininha.
O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.
9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente.
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes.  Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...
Leia um livro e memorize parágrafos.
11- usar fio dental e não mastigar chicletes.
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração.  Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12- rir.
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.  Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
13- não descascar com antecipação.
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos.
Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.
14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
15- desfrutar de uma xícara de chá.
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias.  Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
16- ter um animal de estimação.
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University.  Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.  Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.
17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.
18- reorganizar a geladeira.
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem.  Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.
19- comer como um passarinho.
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.
E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
-comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida.  O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
- pensar positivamente.
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.
- ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.
- conhecer a si mesmo.
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...

É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:'

'Escolha a melhor forma  de viver e o costume a tornará agradável'!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O CAVALO E O PORCO

Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça.
Um dia ele descobriu que o seu vizinho tinha este determinado cavalo.
Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo.
Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário:

- Bem, seu cavalo está com uma virose, ? precisa tomar este medicamento
durante 3 dias, no terceiro dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor,
será necessário sacrificá-lo.
Neste momento, o porco escutava toda a conversa.
No dia seguinte deram o medicamento e foram embora. O porco se
aproximou do cavalo e disse:
- Força amigo! Levanta daí, senão você será sacrificado!
No segundo dia, deram o medicamento e foram embora.
O porco se aproximou do cavalo e disse:
- Vamos lá amigão, levanta senão você vai morrer !
Vamos lá, eu te ajudo a levantar... Upa!
No terceiro dia deram o medicamento e o veterinário disse :
- Infelizmente, vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode
contaminar os outros cavalos.
Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse:
- Cara, é agora ou nunca, levanta logo! Coragem! Upa! Upa! Isso, devagar!
ótimo, vamos um, dois, três, legal, legal, agora mais depressa vai...
Fantástico!
Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa!!! Você venceu Campeão!
Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e
gritou:
- Milagre! O cavalo melhorou. Isso merece uma festa...
'Vamos matar o porco!'
Isso acontece com freqüência no ambiente de trabalho.
Nem sempre alguém percebe quem é o funcionário que tem o mérito pelo
sucesso.
Saber viver sem ser reconhecido é uma arte , afinal quantas vezes
fazemos o papel do porco amigo ou quantos já nos levantaram e nem o
sabor da gratidão puderam dispor ?
Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um
profissional, lembre-se:
AMADORES CONSTRUÍRAM A ARCA DE NOÉ E PROFISSIONAIS, O
TITANIC.
Procure ser uma pessoa de valor, em vez de ser uma
pessoa de sucesso!!!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Dicas comportamental

POR ABRAHAM SHAPIRO.

Há uma razão por que as coisas acontecem?

É questão de crer. Cada fato da vida, mesmo os que parecem isolados, envolve um número de conexões com muitos outros fatos menores ou maiores. Quando todas as conexões acontecem, então o entendimento é revelado. Não é aleatório. Há uma lei que rege isto.

Qual a razão dos meus desequilíbrios pessoais?

Eu mesmo; e minhas escolhas; deixar-me governar por minhas ansiedades; permitir que minhas fraquezas dominem; desprezar a segurança das minhas próprias forças. Quando sou desafiado e ofendido, logo revido com desafios e ofensas. Passado um tempo, vejo os benefícios que perdi por não ter-me calado. Alguém me disse, certa vez: "Há dois remédios para o mal: o tempo e o silêncio".

"Tudo tem um tempo". Nada acontece antes ou depois que seja o seu tempo de acontecer. O homem, por seu livre arbítrio, pode fazer muitas coisas.

Mas elas só terão efeito a seu devido tempo, pois, tudo tem um propósito. Se eu não entendo qual seja este propósito, devo parar, pôr-me de lado, refletir e aprender. Isto perdurará até que todos os fatos conectados ao fato principal aconteçam. Então, o propósito será revelado e o entendimento vem.

Quando me sobrevém algo desagradável inesperadamente, melhor que a revolta ou a contrariedade é a espera.

Aguardar horas, dias, meses pode ser difícil, sim. Mas é remédio. Traz cura. A razão? Quem espera vê os desdobramentos dos fatos conectados e periféricos. Assim, esperar é bom.

As pessoas nos julgam.

Elas se esquecem de quem são – ou do que são. Elas se esquecem de sua própria condição de rés. Mas condenam. Dão-se o direito de emitir um veredicto sumário e, com isso, interferem no trajeto daqueles a quem julgam. Daí nascem conflitos graves. Como agir frente a isto? Com calma. Refletir sobre as possíveis razões – evidentes ou não – deste julgamento ter ocorrido. Há razões até para uma pedra que se chutou no caminho. Melhor é aguardar o momento oportuno da resposta do que perder-se na ansiedade de fazê-lo já. Confiar em D-us. Saber e esperar pela justiça do Justo.

E-le é quem julga os falsos juízes deste mundo.

A melhor opção é blindar os sentimentos pessoais e não expô-los a qualquer um. O mesmo se dá em relação a opiniões, pensamentos e reflexões a quem não concernem. A melhor convivência social é aquela em que as pessoas não abrem assuntos íntimos e fatos de suas vidas. Para cada um, seus próprios assuntos. Jamais se deve importar temas de outros relacionamentos ou ambientes para dentro desta convivência. Sabedoria é colocar cada assunto em seu devido lugar e hora.

Equilibre-se.

Chame sua própria atenção com severidade, se preciso for. Focalize-se sobre sua conduta e ajuste-a a seus valores e princípios maiores. Não se exponha a situações que os comprometam. Antes disso, porém, saiba quais são os seus valores e princípios. Enumere-os, recite-os em voz alta e mantenha-os diante de si permanentemente.

Seja humilde a ponto de saber convictamente que o poder de D-us está sobre todos os governos e todos os julgamentos. Ainda que todos os homens lhe julguem e lhe condenem, a única palavra que imperará é a do Todo-Poderoso. A E-le pertence o dito final. E saiba que E-le poderá emitir uma sentença diametralmente oposta àquilo que decidiram os homens.

O que vêem os homens?

Somente o que é visível. Animais veem diferente. Alguns menos, outros mais. Contra os homens, porém, pesa um agravante: muitas vezes não veem tudo o que é visível. As pessoas são tendenciosas, deixam-se guiar por crenças e premissas não provadas. Apenas crêem. E é com isso que julgam. Mas o Rei tudo vê. E-le vê o que está dentro e fora do mundo dos fatos. E-le vê intenções e objetivos. E-le reconhece acidentes de percurso e sabe porque ocorreram. Só E-le vê completamente. Por isso, a sabedoria diz: " Espera n'E-le!"

Tudo mudou de um momento para outro? Tudo parecia bem, mas agora virou de cabeça para baixo? Não aja ainda. Não pressuponha que você sabe tudo, pois, não sabe. Lembre-se: há uma razão para isso ter ocorrido. E se sobreveio a você, esta razão tem a ver com você. Deixar tudo se acomodar por si não concorda com a lógica deste mundo. Nós estamos no Mundo das Ações, portanto, algo deverá ser feito com respeito a isto.

Uma atitude.

A questão é: "quando?" Não é já. Até que seja hora, reúna mais conhecimentos. Entenda antes de agir. Entenda, ao menos, o que for possível entender para planejar bem o que fazer. Evite ao máximo errar.

Agir de imediato amplifica as chances de erro. Além disso, nunca se esqueça que tudo pode mudar de um momento para outro. O motivo? Há forças desconhecidas atuando em proporções que você desconhece. Há situações e conclusões que, por enquanto, estão só no pensamento dos outros. Até que venha mais luz sobre isso, qualquer atuação poderá ser fonte de novos problemas.

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814-1473

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

André Leono canta CONTRÁRIOS - PE FABIO DE MELO