segunda-feira, 30 de julho de 2007

VOE - Visualize Oportunize e Evolua


A Águia
Autor desconhecido

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos.
Mas para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.Aos 40 anos ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta, o bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é muito difícil!Então, a águia só tem duas alternativas: Morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher num ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar.Após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas.Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.
Trecho da música "Amizade Sincera" de Renato Teixeira

domingo, 29 de julho de 2007

Manifesto dos 30

Por Antonio Ibiapino da Silva

Nós cronistas esportivos do curso de qualificação promovidos pela APCDEC, aprendemos que somos formadores de opinião foi o mestre que nos ensinou. Também aprendemos sobre ética, sobre o poder do rádio, a importância do radialista, da reportagem e, sobretudo da postura de quem o faz.

Se alguém nos perguntar: você se considera honesto? Responderíamos que sim. Consideram-se patrióticos? Responderíamos que sim. Solidários, fraternos, dispostos a contribuir pela educação e pelo engrandecimento de nosso povo? Responderíamos que sim.

E se perguntassem: vocês nasceram assim? Responderíamos que não. Porque asses valores, não mentir, ser honrado, respeitar, ter consciência de pátria, de sociedade, de justiça, de igualdade, são valores que aprendemos na escola e também na sociedade. Portanto, agora que temos a incumbência de formar opinião, carregaremos sobre nossos ombros a responsabilidade de defender todos esses valores, e o fazemos com muito orgulho, porque fazemos em respeito a nós mesmos e em especial aos nossos mestres e nossos ouvintes.

Toda vez que ouvirmos a pornografia, a música medíocre, o assassinato à língua portuguesa e as nulidades tão comuns nos dias de hoje, temos que empunhar os nossos microfones e dizer bem alto: Respeito!

Agora mais do que nunca temos que seguir os valores éticos, temos que seguir o exemplo heróico daqueles que com honra souberam e sabem fazer a história do rádio esportivo cearense, dignificando a cada dia a nossa profissão.

Nós os 30 cronistas seremos bastiões defensores do presente manifesto, cujo objetivo é a defesa incondicional da ética e dos bons costumes.

Assinam: Cronistas Esportivos da primeira turma do Curso de Capacitação de Reportagens Esportivas.

APCDEC de parabéns!

Parabéns a APCEDEC (Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará) http://www.apcedec.rg.com.br/ pelo brilhante desfecho do primeiro Curso de Capacitação em Reportagens Esportivas, de 14/06/2007 a 26/07/2007 realizado na sede do Sindicato dos Radialistas do Estado do Ceará.

Durante o curso que teve a duração de 40h/a, os participantes poderam se reciclar, aprender e trocar experiências com palestrantes renomados como:
  • Amando Lima Junior (Jornalista - Coordenador),

  • Prof. Alano Maia (Radialista),

  • Prof. Jaime Ribeiro (UFC - Motivação),

  • Dacildo Mourão (Ex-árbitro FIFA),

  • Carlos Fred (Radialista),

  • Jurani Parente (Publicitário e Radialista - Marketing e Vendas),

  • Dr. Irazer Gadelha (Cronista Esportivo) e

  • Profª. Ana Ribeiro (Psicopedagoga - Português).
Temas/aulas desenvolvidos: Motivação; Português (termos e usos do dia-a-dia); Ética no Futebol; Legislação Esportiva; Reportagens Esportivas em Rádio, TV e Jornal; Arbitragem; Marketing e Vendas.

Que esta iniciativa da APCDEC, seja prolongada por outros anos visando a capacitação e a melhoria dos cronistas esportivos do estado do Ceará

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Oportunidades... precisamos saber identificá-las!

Clique sobre a imagem para vê-la ampliada.

Para refletir...


A carroça de abóboras...
Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras.
Sempre que começava a viagem, sua carroça dava solavancos e suas abóboras se desarrumavam. Então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar.
Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco e... tudo se desarrumava de novo. Então ele começou a ficar desanimado e pensou: "Jamais vou conseguir terminar minha viagem! É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas!".
Quando estava assim pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras. Ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás. As abóboras que estavam desarrumadas organizavam-se sozinhas no próximo solavanco. Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares.
Assim também é nossa vida: quando paramos demais para olhar os problemas, perdemos tempo e nos distanciamos das nossas metas...
Autor desconhecido

segunda-feira, 23 de julho de 2007

TIPOS DE AMIGOS!

AMIGO ÍMÃ
Carrega você para todos os passeios...
AMIGO IRMÃO
Muitas vezes você acha que ele é até melhor que seu próprio irmão...
AMIGO PARCEIRO
Sempre pronto para o que der e vier.
AMIGO "VIAGEM NA MAIONESE"
Embarca junto com você em seus sonhos mais mirabolantes.
AMIGO BARULHO
Quando sai, deixa um silêncio incrível...
AMIGO BANQUEIRO
Sempre ajuda você na$ hora$ mai$ difícei$
AMIGO POPULAR
Você tem que entrar na lista de espera para falar com ele
AMIGO PROTETOR
Defende você em situações difíceis.
AMIGO ESOTÉRICO
Acredita que existe 'uma razão' para tudo.
AMIGO OTIMISTA
Esse tem a solução para tudo.
AMIGO CONSELHEIRO
Vive lhe dando conselhos, mesmo que você não peça.
AMIGO ANTIGO
Para ser preservado.
AMIGO NOVO
Para ser conquistado.
AMIGO SÁBIO
Sabe quando falar e quando calar.
AMIGO EXPERIENTE
Sempre sabe como fazer as coisas.
AMIGO ANUAL
Você encontra uma vez por ano, e nota que o tempo não acabou com o sentimento de amizade.
AMIGO DE TODAS AS HORAS
JESUS...

sábado, 21 de julho de 2007

O Futebol precisa ser profissionalizado na prática.

Há anos a atividade esportiva no Brasil de jogar futebol é profissional. Porém, na prática times de futebol comumente chamados de "clubes" desafiam a modernização e vivem das glórias de um passado onde o futebol era um esporte simplesmente apaixonante. Vimos jogadores grandes "craques" disputarem uma partida por puro prazer sem fins lucrativos aparentes, jogadores que se contentavam com os mimos e os "bichos" presenteados por torcedores mais abastados e mais generosos. Hoje a realidade é outra, o futebol é uma profissão reconhecida por Lei Federal Trabalhista.

E os clubes? Por que também não cresceram administrativamente o suficiente para atender todos os quesitos existentes dentro de uma empresa que beneficie dentro da Lei seus funcionários? O Jogador de futebol deixou de ser "mito" para se tornar funcionário de carteira de trabalho assinada e registrada. Com isso, essas instituições devem ter todas as obrigações trabalhistas pertinentes numa empresa constituída. O que vemos é o descaso administrativo, onde se contratam jogadores (funcionários) e não fazem o devido planejamento orçamental para cumprir com todas as obrigações que hão de vir.

O mais leigo dos gestores sabe que cada funcionário custa para a empresa pelo menos o dobro do salário acordado em seu contrato trabalhista com encargos e benefícios. Sabemos que todo trabalhador tem direitos e precisam que esses direitos sejam cumpridos na integra enquanto durar o contrato. A Lei trabalhista é bastante abrangente e permite acordos entre as partes.

Na prática vemos que na maioria dos casos, jogadores quando se desligam do "clube" a que prestou serviços precisam recorrer à Justiça Trabalhista para que seus direitos trabalhistas sejam satisfeitos plenamente.

Está na hora dos "clubes" deixarem o saudosismo provinciano de lado e se tornarem clubes na mais alta acepção da palavra, organizando inicialmente um plano de ações com estratégias que possam atingir objetivos e obter resultados com metas bem definidas e claras.

A contratação de profissionais da área é pertinente, urgente e necessária.

Gualber Calado em 25/12/2006

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Amizade por Charles Chaplin...


O DIA DOS MEUS AMIGOS

E por falar em amigos...
O poeta e diplomata Vinicius de Morais disse um dia: "Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências. A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida. Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer ...
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo , andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

SUN TZU - A Arte da Guerra

Algumas idéias do General Chinês Sun Tzu, escritas há 2.500 anos ainda hoje são usadas pelas grandes nações e por grandes empresas no mundo dos negócios. E, com a crescente abertura das fronteiras mundiais com o advento da internet e globalização, mais do que nunca os ensinamentos estratégicos do mestre chinês são objetos de estudos e reflexão...

  • O verdadeiro objetivo da guerra é a paz.
  • Na paz, preparar-se para a guerra; na guerra, preparar-se para a paz.
  • O mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.
  • Dominar a arte da guerra é fundamental para o Estado. Conhecê-la bem é questão de vida ou morte. A diferença entre segurança e ruína. Em nenhuma circunstância deve ser negligenciada.
  • Mova-se apenas se houver uma vantagem real a ser obtida.
  • Jamais repita as mesmas táticas que lhe deram uma vitória, procure variá-las segundo as circunstâncias.
  • Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...
  • Toda força militar tem o logro como base. Por isso, quando capasses de atacar, devemos parecer incapazes; ao utilizar nossas forças, devemos parecer inativos; quando estivermos perto, devemos fazer o inimigo acreditar que estamos longe; quando longe devemos fazê-lo acreditar que estamos perto. Preparar iscas para atrair o inimigo. Fingir desorganização e esmaga-lo. Se ele tem forças superiores, evite-o . Se seu adversário tem temperamento irascível, procure irrita-lo. Finja estar fraco e ele se tornará arrogante. Se ele estiver tranqüilo não lhe dê sossego. Se suas forças estão unidas separe-as. Ataque-o onde ele se mostrar despreparado, apareça quando não estiver sendo esperado.
  • Os soldados capturados devem ser mantidos e tratados com bondade. Chama-se isso usar o inimigo aprisionado para aumentar nossa própria força.
  • Se as ordens de comando não foram bastantes claras, se não foram totalmente compreendidas, então a culpa é do general, porem se as ordens são claras e os soldados, apesar disso desobedecem então a culpa é dos seus oficiais.
  • A arte da guerra é governada por cinco fatores constantes, que devem ser levados em conta. São: a Lei Moral; o Céu; a Terra; o Chefe; o Método e a Disciplina.
  • A água modela o curso de acordo com a natureza do solo por onde passa; o soldado prepara sua vitória de acordo com o inimigo que está enfrentando.
  • O que basta é: ser capaz de avaliar sua própria força, ter uma visão clara da situação do inimigo e obter apoio total de seus homens. Aquele que não faz planos ou estratégicas, e menospreza o inimigo, seguramente será capturado pelo oponente.

Acidente ou Negligência?


Até quando seremos vítimas de catástrofes de grandes dimensões como as que vimos ontem (17/07/2007 às 18:50h)?
Vidas ceifadas antecipadamente, por negligencias de "autoridades".
Depois de acontecido agora vão tomar "providências cabíveis".
Por que não se tomou providências antes dos fatos?
Há um ditado popular que diz: "o dono da casa só fecha a porta depois de roubado". Este ditado parece não ser mais verdadeiros, pois mesmo depois de um grave acidente com o avião da GOL / LEGACY em Setembro/2006, dez meses depois mais um gravíssimo acidente!
Pode ser que agora, já que uma das vítimas é um deputado federal, o Poder Executivo e Legislativo deixem de brigar por besteiras e poder e passem a tomar conta de seu povo!

Que Deus guarde aqueles que se foram e protejam os que aqui ficaram com suas dores e sofrimentos!

Vamos orar...

domingo, 15 de julho de 2007

Eu não vou ficar Calado!

Eu não posso ficar calado diante de tantas coisas erradas que vejo no dia-a-dia!

Os corruptos e corruptores (um não existe sem o outro) que se estabeleceram no planalto central com intenção de roubar a população brasileira, criaram um "esquema" de favorecimento próprio com proteção jurídica competente para exercerem atitudes desonestas e impróprias. A ética política e a honra pessoal passou a ser um simples "caso distorcido", diante de critérios inescrupulosos determinados por "lobistas" que invadem o poder e usam a máquina governamental a seu favor.

Fatos lamentáveis de travaricação com o dinheiro público e de aplicação indevida sem competência e sem zelo pelo o que é do povo, alimentam estes "ratos do poder" que invadem nossas vidas com insultos e desmandos. Vamos dar um basta em tudo isso, criando uma consciência política de qualidade administrativa e de caráter.

Nas próximas eleições devemos ser o primeiro a nos exigir:

  • honestidade;
  • competência;
  • e zelo pelo que é nosso!

Não devemos votar em políticos, devemos votar em cidadãos!

Não fique calado! denuncie!

O MÁGICO DO RÁDIO CEARENSE

Valdenir Santos - O personagem do dia


O rádio cearense é um dos mais criativos e mais ouvidos no Brasil!
A importância do rádio no cotidiano das pessoas transcende a imaginação e conquista o infinito.
Um dos personagens mais carismáticos que conheço neste meio radiofônico é o técnico, sonoplasta Valdenir Santos da rádio Verdes Mares de Fortaleza também conhecida com verdinha 810 AM.


Valdenir Santos, é um cidadão de pouca estatura (baixinho) mas de grande competência!

A COPA AMÉRICA É NOSSA!


COPA AMÉRICA 2007
Segundo o site da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a história da Copa América começa com uma competição precursora, a Copa Lipton (patrocinada por Thomas Lipton, empresário inglês do mercado de chá) em 1905 e a Copa Newton em 1906. Nas duas competições participaram apenas Uruguai e Argentina.
Em 1910, os platinos resolveram ampliar a disputa e convidaram Chile e Brasil, criando o campeonato de Nações da América do Sul, até hoje considerado não-oficial. Porém o Brasil preferiu não participar.
Em 1916, com a fundação da Conmebol, o torneio foi oficializado, a Argentina comemorava o centenário de sua independência. Como parte das celebrações, decidiu organizar novamente uma competição de futebol com as seleções do continente. E, desta vez, o Brasil não declinou do convite. A Conmebol denominou a competição de Campeonato Sul-americano de Seleções, cujo troféu foi denominado Copa América.
Em 1975, após 8 anos sem ser disputado o Campeonato Sul-americano de Futebol muda de nome com a competição passando a receber o mesmo nome do troféu, Copa América.
O Brasil participou de 32 edições do torneio. A seleção brasileira conquistou 8 títulos (1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 2004 e 2007 (exatamente hoje 15-07-2007 na Venezuela) e por 8 vezes também teve o artilheiro da competição:
1919 Friedenreich e Neco - 4 gols cada
1945 Heleno de Freitas – 7 gols
1949 Jair da Rosa Pinto – 9 gols
1958 Pelé – 8 gols
1989 Bebeto – 6 gols
1999 Ronaldo e Rivaldo – 5 gols cada
2004 Adriano - 7 gols

2007 Robinho – 6 gols

Zizinho é um dos recordistas absolutos de gols em Copas Américas, ao lado do argentino Norberto Méndez com 17 gols marcados.

sábado, 14 de julho de 2007

Não posso ficar Calado...

...diante das campanhas dos clubes de futebol Ceará e Fortaleza, na segunda divisão - série B até esta data. Como se não bastasse os fracos desempenhos dos dois clubes em campo soma-se também o desempenho dos dirigentes (cartolas) fora de campo.
O futebol alencarino está longe de se igualar ao futebol praticado no eixo sul-suldeste do país.
Tratam o nosso futebol como escada para políticos inescrupulosos que iludem uma torcida fanática e fiel para chegarem a cargos públicos, e, quando atigem seus objetivos, esquecem que o clube foi o meio pelo qual foi presenteado com votos, uma procuração de quatro anos para representar uma comunidade, uma categoria, um segmento de um povo decente, carente de laser e de alegria.
O futebol cearense precisa urgentemente ser profissionalizado, a começar pelos dirigentes/cartolas que compõem a federação, chegando a direção e gestão dos clubes afiliados.
Profissionais das mais diversas áreas devem ser contratados com pagamento de salários compativeis com suas funções, assim poderemos então saber quem é o responsável e cobrar resultados satisfatórios, do contrário como em toda empresa que deseja bons resultados, estes profissionais serão substituídos.
Chega de improvisações, de faz de conta, de enganação e de politicagem...

André Leono canta CONTRÁRIOS - PE FABIO DE MELO